quinta-feira, 22 de setembro de 2011

tipos de climas

Clima tropical é a designação dada aos climas das regiões intertropicais caracterizados por serem megatérmicos, com temperatura média do ar em todos os meses do ano superior a 18 °C, não terem estação invernosa e terem precipitação anual superior à evapotranspiração potencial anual.
O clima subtropical é característico (mas não exclusivo) das áreas geográficas a sul do Trópico de Capricórnio e a norte do Trópico de Câncer, com temperaturas médias anuais nunca superiores a 20 °C e em que a temperatura mínima do mês mais frio nunca é menor que 0 °C.
Clima equatorial é dos tipos climáticos das regiões intertropicais utilizado no sistema de classificação do clima de Köppen, no qual é denotado pelo grupo Af, para classificar o clima das zonas geográficas caracterizadas pela elevada temperatura média do ar; entre 24º C e 27º C, com média mensal sempre superior a 18º C e pela alta pluviosidade.
clima mediterrâneo é um tipo de clima temperado com estação seca no verão. Ocorre na Europa meridional, no sudoeste da Austrália, na Califórnia, no sudoeste da África do Sul e no centro doChile. O verão nessas regiões é quente e seco, e o inverno é instável e úmido.
clima temperado caracteriza regiões cuja temperatura varia regularmente ao longo do ano, com a média acima de 10 °C, nos meses mais quentes e entre -3º e 18 °C, nos meses frios. Possuem quatro estações bem definidas: um verão relativamente quente, um outono com temperaturas gradativamente mais baixas com o passar dos dias, um inverno frio, e uma primavera, com temperaturas gradativamente mais altas com o passar dos dias. A humidade depende da localização e condições geográficas de uma dada região.
Clima oceânico, também por vezes chamado clima temperado marítimo (CfbCwb e Cfc), é um tipo de clima que ocorre em regiões afastadas das grandes massas continentais e nas margens ocidentais situadas nas latitudes médias e altas.

Clima continental é um tipo de clima.
Esses climas apresentam temperatura média acima de 10 °C nos meses de maior calor, e a média do mês mais frio é abaixo de -3 °C (ou 0 °C em algumas versões). Normalmente ocorrem no interior dos continentes, ou em suas costas orientais, ao norte da latitude 40º Norte. Climas do Grupo D não existem no Hemisfério Sul, devido à massa menor de terras. A segunda e terceira letras são usadas como nos climas do Grupo C, enquanto uma terceira letra do D indica 3 ou menos meses com temperaturas médias acima de 10 °C e uma temperatura no mês mais frio abaixo de -38 °C.
Clima alpino é um clima existente numa região situada a uma altitude acima da linha das árvores.
Este clima é mais frio nas áreas elevadas, pois os raios do sol não aquecem a atmosfera diretamente, ela é aquecida pelo calor da superfície, que irradia o calor recebido do sol. A taxa média seca do lapso é menos 10°C por quilômetro da elevação ou da altura.
Esta taxa é somente aproximada, entretanto, desde que os fatores locais tais como a proximidade aos oceanos, massas de ar atuantes, etc. sejam outros podemos ter o clima modificado.
clima polar (ou clima glacial) ocorre nas costas eurasianas do Ártico, na Groenlândia, ao norte do Canadá, no Alasca e na Antártida.
As temperaturas médias são muito baixas e ficam em torno de -30ºC. No verão chegam aos -10 °C e no inverno podem alcançar os -50°C, sendo que na Antártida o inverno é totalmente inóspito com temperaturas que podem chegar a -87°C ou até mais baixas no interior do continente. São regiões de ventos intensos e que ficam cobertas de gelo neve durante todo o ano, com exceção das faixas litorâneas onde uma vegetação de tundra aparece durante o curtíssimo verão. No inverno há dias em que o Sol não nasce, e certos dias no verão ele não se põe.(Sol da meia-noite) Também é um clima que apresenta altas amplitudes térmicas diárias e anuais.
índice pluviométrico é muito baixo, abaixo de 2mm anuais, que se produzem em forma de neve e ocorrem principalmente no verão.
Os Climas secos (áridos e semiáridos) são caracterizados pelo facto da precipitação (volume de chuvas) ser menor do que a taxa de evaporação e transpiração. O limiar é determinado da seguinte forma:
  • Para encontrar o limiar de precipitação (em milímetros), multiplica-se a temperatura anual média em °C por 20, acrescentar então 280 se 70% ou mais da precipitação total ocorrer na metade do ano de sol alto (de Abril a Setembro no Hemisfério Norte, ou de Outubro a Março no Hemisfério Sul), 140 se 30%-70% da precipitação total for recebida durante o período aplicável, ou 0 se menos de 30% da precipitação total for recebida nesse período.
O clima semiárido é um tipo de clima caracterizado pela baixa umidade e pouco volume pluviométrico. Na classificação mundial do clima, o clima semiárido é aquele que apresenta precipitação de chuvas média entre 300 mm e 800 mm.

Clima desértico geralmente ocorre em latitudes entre 15° e 30º e é caracterizado pela baixa pluviosidade que dá aos locais de clima desértico sua fisionomia característica, com solo árido e flora esparsa e seca.
O clima desértico pode ser dividido em duas categorias diferentes de acordo com a amplitude térmica e a localização que conferem características diferentes aos dois climas: o clima desértico quente e o clima desértico frio.
 clima desértico apresenta alta amplitude térmica tanto anual quanto diurna. Ou seja, por se localizarem em regiões de alta pressão a insolação durante o dia é muito intensa o que eleva a temperatura facilmente, chegando a até 50 °C em alguns lugares. Durante a noite ocorre o inverso. O calor irradia muito rápido e a temperatura cai drasticamente. Mas com uma diferença, nas regiões desérticas quentes a temperatura nunca fica abaixo de 0 °C, já nas frias, pode ficar abaixo de 0 °C a qualquer momento, podendo até nevar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário